BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL GUIMARÃES ROSA- 50 ANOS

A Biblioteca Pública Municipal Guimarães Rosa completa 50 anos de vida como um pilar da difusão e da promoção cultural em Itaguara. Foi fundada no dia 04 de maio de 1970, através da Lei Nº 384, em reunião da Câmara Municipal. Nossa Biblioteca passou a existir nacionalmente ao receber o registro nº 13733, do Instituto Nacional do Livro.
No dia 02 de agosto do mesmo ano, era instalada numa sala da casa do Sr. Wandy Silva, anexa à tradicional Farmácia Santa Luzia. Contava com 86 volumes encadernados, adquiridos pela Prefeitura e doados por itaguarenses. Em 28 de outubro de 1971, foi para uma sala adaptada no prédio da Prefeitura, onde funcionou por mais 19 anos.
Formando gerações de leitores, pesquisadores e curiosos, a Biblioteca Pública Municipal foi crescendo, ganhando novas estantes, novos arquivos, mais livros e revistas.
Em 1989, passou provisoriamente por uma sala na Rua Padre Gregório, Nº 32. Um ano depois, era transferida para a Rua Mário Lima, Nº 21; e recebia o nome de Biblioteca Pública Municipal Guimarães Rosa, escolhido por concurso popular. Em dezembro de 1992, ganhou sede própria, à Rua Mário Lima, Nº 139, bem no centro de Itaguara.
Ao completar meio século de histórias e estórias, a Biblioteca Pública Municipal Guimarães Rosa tem importante acervo, com 29.578 volumes, além de coleções diversas e publicações locais de todos os tempos. Está informatizada, oferece pesquisa eletrônica e abastece leitores de todas as idades com cultura, conhecimento e diversão.
Que sorte a nossa, por tê-la em plena forma, mais viva do que nunca, bem ao alcance de todos.

Comentários