Geraldo Donizete de Lima – Chumbinho, Prefeito de Itaguara

VIVA O CONHECIMENTO

Em algum momento da vida podemos dizer que nada mais temos a aprender? A resposta é uma só: NUNCA. As oportunidades de aprendizado nos são oferecidas a cada momento, o tempo todo. Aprendemos com nossos pais e com nossos filhos, com nossos superiores e com nossos subalternos, com um grande erudito e com um mendigo que cruza nosso caminho, com um acontecimento feliz e com um infortúnio, com uma realização e com uma frustração, com uma derrota e com uma conquista. Aprendemos toda vez que nos damos ao trabalho de pensar sobre o que determinado momento nos trouxe, o que nos ensinou que ainda não sabíamos, o que nos mostrou a respeito dos outros e de nós mesmos, e que antes ignorávamos. E esse processo é tão longo quanto a vida.
É preciso esforçar-se para manter a mente aberta ao novo, para não se deixar limitar pelos preconceitos e opiniões preconcebidas. E também é preciso esforço para ampliar as oportunidades de aprendizado, reservando tempo para as leituras, para as conversas e atividades instrutivas, para se atualizar e aprofundar seu conhecimento.
Também por isso, desde cedo as crianças devem conviver no seu dia a dia com livros, para que despertem a curiosidade e o vocabulário. Há evidências pedagógicas e científicas sobre os benefícios da leitura para o cérebro da criança e seu desenvolvimento – como estudante e como cidadão. Quando mediada por familiares, a leitura contribui para estreitar vínculos afetivos e estimular o diálogo.
Nesse sentido, a Biblioteca é de suma importância em uma comunidade ou cidade, pois exerce papel social determinante para a inclusão dos indivíduos na cultura e na informação. Em seu papel de estimuladora do conhecimento, a Biblioteca é também a inserção das comunidades ao conhecimento e suas práticas.
Por exercer esse papel com força e louvor, dou os merecidos parabéns à Biblioteca Pública Municipal Guimarães Rosa, que completa meio século de existência fornecendo tudo isso que foi mencionado aqui, dentre tantos outros benefícios para a formação da sociedade itaguarense.
Como aluno, professor, pai e profissional, sou grato pela oportunidade do conhecimento e aprendizado. Como gestor, tenho a honra de celebrar esse momento tão especial, preparando o terreno para os próximos 50, 100 e outros tantos anos da nossa eterna Biblioteca Pública.

Comentários